Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2011

Manifesto Unificado pela Legalização do Aborto, Natal/RN

(Clique na Imagem para ampliar)

Manifesto da Frente Nacional pelo Fim da Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto

Centenas de mulheres no Brasil estão sendo perseguidas, humilhadas e condenadas por recorrerem à prática do aborto. Isso ocorre porque ainda temos uma legislação do século passado (1940) criminaliza a mulher que praticou aborto e quem a ajudar. A criminalização do aborto condena as mulheres a um caminho de clandestinidade, ao qual se associam graves perigos para as suas vidas, saúde física e psíquica, e não contribui para reduzir este grave problema de saúde pública.  As mulheres pobres, negras e jovens, do campo e da periferia das cidades, são as que mais sofrem com a criminalização. São estas que recorrem a clínicas clandestinas e a outros meios precários e inseguros, uma vez que não podem pagar pelo serviço clandestino na rede privada, que cobra altíssimos preços, nem podem viajar a países onde o aborto é legalizado, opções seguras para as mulheres ricas.  Grupos ultraconservadores e religiosos utilizam a estratégia de "estourar" clínicas clandestinas que fazem aborto. O

Informes do DCE

Hoje às 18h no DCE tem o lançamento do  Manifesto de Luta pela Legalização do Aborto .  Com MMM, COletivo Mulheres da UFRN, AMB, MUlheresPT, GAMI! Participem! A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis comunica que  Sábado , dia 01 de outubro de 2011,  o Restaurante Universitário fechará no expediente vespertino  para realizar dedetização.  O Almoço será servido das 11 às 13 horas ,  e será entregue Quentinha para o Jantar. É importante que os(as) conselheiros(as) comuniquem aos(as) residentes.

Imprensa brasileira foi à França reclamar de premiação a Lula

Não pode passar batido um dos momentos mais patéticos do jornalismo brasileiro. Acredite quem quiser, mas órgãos de imprensa brasileiros como o jornal O Globo mandaram repórteres à França para reclamar com Richard Descoings, diretor do instituto francês Sciences Po, por escolher o ex-presidente Lula para receber o primeiro título Honoris Causa que a instituição concedeu a um latino-americano.  A informação é do jornal argentino Pagina/12 e do próprio Globo , que, através da repórter Deborah Berlinck, chegou a fazer a Descoings a seguinte pergunta: “Por que Lula e não Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor, para receber uma homenagem da instituição?”.  No relato da própria repórter de O Globo que fez essa pergunta constrangedora havia a insinuação de que o prêmio estaria sendo concedido a Lula porque o grupo de países chamados Bric’s (Brasil, Rússia, Índia e China) estuda ajudar a Europa financeiramente, no âmbito da crise econômica em que está mergulhada a região. 

28 de setembro: Dia latino americano e caribenho pela descriminalização e legalização do aborto!

No dia 18 de agosto, último dia da Marcha das Margaridas 2011, realizou-se uma plenária em Brasília que criou a Frente Nacional contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto. Nessa quinta-feira dia 29 será a vez das mulheres do RN lançarem o Manifesto Potiguar contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto.  É muito importante que nós estudantes estejamos presentes, essa é uma discussão mais do que necessária na época em que estamos. Na última eleição o tema do aborto foi utilizado como jogo eleitoral sem ter sido devidamente trabalhado e hoje temos na Câmara dos Deputados cinco projetos que reafirmam o aborto como crime e nenhum que avançe no sentido da descriminalização e legalização. Os dados mostram que são realizados cerca de 2 milhões de abortos clandestinos por ano no Brasil e que destes, cerca de mil resultam em morte. Como é crime, não há como mapear e pensar em formas de reduzir o número de mulheres mortas.  Assim, o problema acaba con

Informes do DCE

Atenção Galera! Amanhã às 17h , na sede do DCE tem Assembléia Geral dos Estudantes   !  Com transmição ao vivo pela Twittecam! Sigam @DCEcomunica E durante a Assembléia, às 18h , teremos o  Lançamento do Manifesto pela Legalização do Aborto!  Estão todos convidados!

RU Serve Comida Ruim e Frango Cru para Residentes Universitári@s

@s Residentes Universitári@s há muitos anos vem passando por poucas e boas em relação ao serviço prestado pelo Restaurante Universitário. @s mesm@s alegam que a qualidade da alimentação no decorrer da semana já não é tão boa e quando a alimentação é apenas para residentes... Nem se fala. O Restaurante Universitário deixa a desejar completamente servindo comida mal preparada. Vejam as imagens abaixo do frango servido no almoço/janta de Domingo (25/09).   O termo almoço/janta é usado para indicar que tod@s residentes não tem direito a janta no Restaurante aos domingos, pois o mesmo só oferece atendimento até o horário do almoço. @s residentes almoçam e trazem quentinha para a janta. Até quando @s Residentes Universitári@s terão que passar por isso? Quentinhas para jantar aos domingos e Almoço de má qualidade? Residentes Universitári@s não são "boias-frias" e merecem um tratamento humanitário perante à administração do RU, Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e a Reitoria

DCE-UFRN apresenta pauta da Jornada de Lutas à Estudantes, Reitora e Pró-Reitores da UFRN

Na quarta (21), o Diretório Central dos Estudantes juntamente com representantes de Centros Acadêmicos entregou a pauta de reivindicações da Jornada de Lutas a Reitora e Pró-Reitores(as). No início do Ato, dialogamos com estudantes no Centro de Convivência da UFRN, em seguida fomos para a Biblioteca Central Zila Mamede, depois passamos pelo Setor II. Por fim fomos em direção a Reitoria onde nos encontramos e conversamos com os bolsistas voluntários da CIENTEC no auditório e logo após às 12hs estivemos reunidos com a Reitora Angela Paiva e Pró-Reitores, os quais, receberam e acataram algumas das propostas e abriram espaços para dialogação e construção de outras pautas. Veja as fotos:

Fórum dos Estudantes

Convidamos Tod@s @s Estudantes da UFRN para o Fórum dos Estudantes com a Reitora da UFRN, dia 13 de outubro de 2011, das 17 às 19 horas , na Sede do Diretório Central dos Estudantes /DCE, Setor I.

#AnimaisDocRN

Assista as imagens preliminares do novo documentário #AnimaisDocRN sobre animais no Rio Grande do Norte.

É Amanhã! Paralisação dos Bolsistas!

Paralisação dos Bolsistas de Apoio Técnico. Sexta (23), 10h no Centro de Convivências da UFRN. A bolsa de apoio técnico é caracterizada pela burocracia da universidade como uma alternativa que deve garantir a permanência e o sucesso acadêmico dos estudantes. No entanto, a realidade expressa é exatamente o contrário, pois, é uma bolsa que ocupa o nosso tempo de estudos e prejudica a nossa formação acadêmica. Mediante isso, precisamos nos organizar contra essa política que resulta na precarização da nossa formação acadêmica. Convocamos TODOS os Bolsistas de Apoio Técnico para a construção de uma paralisação sexta, dia 23 de Setembro, às 10h no Centro de Convivências da UFRN. Vamos a Luta!  Somos Bolsistas NÃO Funcionários!

Informes do DCE

Hoje tem CEB às 17:30 no Auditório do DCE . É importante a presença de representantes todos os  Centros Acadêmicos da UFRN. Lembrando as Estudantes que hoje também acontece a  Eleição para os Centros Acadêmicos de História e Comunicação Social .

Paralisação dos Bolsistas de Apoio Técnico

Convocamos TOD@S @s Bolsistas de Apoio Técnico  à aderirem a Paralisação dia 23/09! Sexta-feira ( 23 ) às 10h no Centro de Convivências .  Somo Bolsistas NÃO Funcionários! Reunião com os bolsistas para discutir a pauta de reivindicações. Data: 21/09 (quarta), às 12h e às 18h Local: Auditório do DCE Paralisação Geral dos Bolsistas com Feijoada. Data: 23/09 (sexta), ás 10h Concentração: Centro de Convivências.

Jornada de Lutas do DCE, UNE e UBES

Conheça a plataforma de reivindicações da  Jornada de Lutas do DCE da UFRN nos dias 19 à 21 de Setembro de 2011. 1. RU a) Construção de novo RU b) 100% dos alimentos da agricultura familiar c) Posto de vendas de tickets do RU no Centro de Convivência 2. Mobilidade a) Mais linhas em funcionamento b) Funcionamento nos finais de semana (todos os horários) c) Inclusão da UFRN nas outras linas de ônibus de Natal e região metropolitana d) Calçamento em todo o Campus e) Ciclovias e bicicletários f) Garantia de acessibilidade e representação estudantil na comissão de acessibilidade g) Ampliação das paradas e construção de terminal de ônibus 3. Construção de um centro de assistência médica no Campus Central 4. Contratos Xerox - desmembramento de licitação Criação de um fundo dos aluguéis das cantinas com administração do Movimento Estudantil / Orçamento Participativo 5. Mulheres a) Construção de uma creche no Campus central b) Instalação de fraudários nos banheiros c) Espaços para aleitam

Fórum dos Estudantes

A Profª. Janeusa Trindade de Souto, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis/PROAE, convida todos os Centros Acadêmicos e Conselho Administrativo das Residências Universitárias/CARU, para o Fórum dos Estudantes, dia 26 de setembro de 2011 (segunda-feira), às 16 horas, na Sala dos Órgãos Colegiados. Na oportunidade a Reitora apresentará o Plano de Gestão para ser discutido com os representantes estudantis.

SEMANA MUNDIAL SEM CARROS

De 19 a 24 de setembro de 2011! Apareçam!

É Hoje Galera! Calourada Geral do DCE!

Twitter do DCE

Informamos a todos e a tod@s estudantes que acaba de ser criado o Twitter Oficial da Coordenação de Comunicação do DCE-UFRN Gestão #PRIMAVERAsemBORBOLETA 2011-2012. @DCEcomunica O mesmo se encontra na barra lateral de nosso blog. Clique, siga e divulgue para todos seus colegas. Desde já avisamos que às 17:30h teremos transmissão ao vivo da Assembléia Geral dos Estudantes .

Calourada Geral do DCE!

Atenção Galera! Está tudo pronto para a Calourada Geral do DCE! A Calourada acontece Sexta , 16/09 a partir das 17h   na Praça Cívica da UFRN . Não Perca! Com as Bandas: Pau e Lata Arrelia Mr. Joint Forrasteiros Mc Preguiça

Denúncia aponta inquilinos irregulares em residências universitárias

Por Francisco Francerle, do Diário de Natal Três policiais militares, entre eles um oficial, um funcionário do Banco do Brasil, um professor, dois técnicos agrícolas do Instituto de Desenvolvimento da Agricultura do RN (Idiarn) e outros que trabalham na Petrobras, no Instituto Federal de Educação Tecnológica do RN, na Prefeitura de Natal e até na própria Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com salários que variam entre R$ 2 mil a R$ 4 mil, figuram numa listagem de quinze pessoas que estão morando ilegalmente em duas residências universitárias de Natal. Segundo denúncia anônima ao Diário de Natal, essas pessoas ingressaram no serviço público por meio de concurso e todos continuaram nas residências Campus I e III, mesmo já formando um patrimônio que consta de carro, casa e apartamento próprios. Não necessitando do auxílio moradia, eles burlam, sem o menor constrangimento, as normas do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), do Ministério da Educação (MEC),

1ª Jornada de Políticas Públicas de Combate à Pobreza

Assembléia Geral dos Estudantes!

Assembléia Geral DCE - UFRN Quarta (14/09), 17:30 no DCE Estamos convocando uma assembléia geral para a construção da pauta de reivindicações dos Estudantes da UFRN. Pauta: - Informes. - Construção da pauta de reivindicações dos bolsistas de apoio técnico. - Calendário de Atividades.

Calendário de Atividades do DCE!

Veja a seguir o Calendário de Atividades do DCE! Segunda (12) e Terça (13): - 1º Conferência Municipal da Juventude - no Complexo Cultural da Zona Norte. Quarta (14): Assembléia Geral dos Estudantes às 17:30 no auditório do DCE, para discutir a Jornada de Lutas: - Pauta da UNE. - Calendário Sexta (16): - Paralisação do Bolsistas (dia todo). - Conferência Livre Sobre Drogas , 14h no auditório do DCE. - Calourada Geral do DCE a partir das 16h na praça Cívica do Campus. Segunda (19): - Debate PNE 18h Terça (20): - CineCuca 18h

PONTA NEGRA BIKE

Convidamos vocês para mais um pedal noturno do grupo de ciclistas do “Ponta Negra Bike” pelas ruas da nossa bela cidade do Natal.  Confira abaixo a programação: Data: 13/09/2011 (terça-feira) Largada: Supermercado Favorito (Roberto Freire) Concentração: 19:30h Saída: 20:00h Roteiro: Ida – Av. Roberto Freire, Campus, Rui Barbosa, Alexandrino de Alencar, Hermes da Fonseca e Praça das Flores Volta – Afonso Pena, Alexandrino de Alencar, Rui Barbosa, Potilandia e Campus universitário. Finalização do Pedal e depois dispersão: No Açaí do Grilo, na Av. Odilon Gomes de Lima, Campus Universitário, em frente a Emvipol (preço do Açai R$ 5,00) Participe!

Nota de repúdio à Revista Playboy

A edição da Revista Playboy (nº 435, de agosto de 2011), além das páginas recheadas de propagandas de carros, roupas, aparelhos eletrônicos e dos óbvios ensaios fotográficos de mulheres nuas que as coloca no mesmo patamar dessas outras mercadorias, aventurou-se na cobertura do 52º Congresso da UNE. A matéria da seção de entretenimento, produzida pelo repórter Bruno Lazaretti, não traduz o que o conjunto das e dos estudantes reunidos no CONUNE produziu e mobilizou politicamente e ainda, de modo sarcástico e ofensivo, afirma que “de modo geral, quanto mais atraente a militante, menos politizada ela é.”. O repórter ridiculariza as estudantes entrevistadas na matéria e sua intenção fica nítida quando insiste em procurar somente as mulheres presentes no Congresso. O padrão de beleza imposto pela mídia se relaciona com os valores da ideologia dominante que são misóginos e sexistas. Além disso, é recorrente a ideia de que o espaço público produtivo, principalmente o da política, não é espaç

Fotos do #ForaMicarla do dia 05 de Setembro

Vereadora Sargento Regina dialoga com os manifestantes. Manifestantes são impedidos de entrar no prédio Câmara.   Enterro simbólico da Péssima administração da Prefeita Micarla de Souza.   Ato bem Humorado

Estudantes e professores chilenos preparam novas manifestações por mudanças no sistema educacional do país

Santiago - Líderes estudantis e professores chilenos criticaram, hoje (7), a proposta do governo para resolver a crise na educação no país, que há mais de três meses mobilizou milhares de pessoas nas ruas, paralisou colégios e universidades e afetou a popularidade do presidente Sebastian Piñera. Eles acham que o governo está tentando ganhar tempo, para negociar algumas concessões, sem dar garantias de educação gratuita e de boa qualidade para todos. Por isso, o Colégio dos Professores (o sindicato que reúne cem mil profissionais de ensino de todo o país) anunciou um novo calendário de protestos que tem como novidade manifestações fora do Chile. Estão previstas manifestações na frente de embaixadas e consulados chilenos em toda a América Latina. Além disso, professores chilenos e argentinos se encontrarão na fronteira entre os dois países, na Cordilheira dos Andes, para um abraço de "solidariedade". "A reforma da educação no Chile tem o apoio de 81% dos chilenos e da c

Mais de 220 faculdades ocupadas em toda a Grécia contra a nova Lei de Ensino Superior

Nesta sexta-feira, 2 de setembro, mais de 220 faculdades de 20 universidades e escolas técnicas foram ocupadas em toda a Grécia.  As assembléias gerais destas universidades decidiram empregar as ocupações em oposição à nova Lei de Educação Superior, aprovada há poucos dias, que torna as universidades em departamentos das empresas e presas do Capital, eliminando o asilo universitário e o ensino superior gratuito, entre outras questões. Em Atenas, houve uma manifestação no dia 1 de setembro, com a participação de mais de 2.000 pessoas. Em Tessalônica, cerca de 1.000 estudantes se manifestaram em 2 de setembro. Em Patras, mais de 1.000 pessoas marcharam pelas ruas da cidade em 1 de setembro. Foi convocada uma nova manifestação para este sábado, 3 de setembro. Na próxima semana serão realizadas novas assembléias em quase todas as universidades gregas. Nelas vão ser decididas se as ocupações e manifestações em toda a Grécia continuarão.

BiomediCine apresenta "Réquiem"

Cinema, Pensamento e Educação, exibe o filme "Elefante"

Em comemoração ao aniversário de inauguração do Centro de Educação (23/05/2011), todo  dia 23 acontece o Ciclo "Cinema, pensamento e educação".  Sexta-feira, dia 23 de Setembro, o tema será "Contemporaneidade e educação" , com a exibição do Filme "Elefante" , seguido de uma conversa com os professores Alexander de Freitas e Karyne Dias Coutinho - DPEC/CE/UFRN .  Nesta atividade pretende-se utilizar o filme "Elefante" para problematizar o episódio ocorrido na Escola Municipal Tasso da Silveira - Realengo/RJ/2011. O evento será realizado no auditório da Biblioteca Zila Mamede das 18h30 às 22h00.

Blog Swimmer UFRN

O aluno de  engenharia civil e atleta de natação na UFRN Franklin Rodrigues, mantém o blog Swimmer - UFRN. O blog faz a  interação entre a comunidade acadêmica e a prática saudável da natação.  O blog tem pouco mais de 02 anos de criação com cerca de 14mil acessos. Muitos alunos e atletas o consultam para se interar dos eventos que envolvem a natação. O blog também tem ligação com a comunidade virtual do Orkut “Natação UFRN”. O endereço virtual é:  http://swimmer-ufrn.blogspot.com

#ForaMicarla 05 de Setembro.

Dia 05 desse mês, a juventude de Natal se organizou mais uma vez através das redes e mídias sociais para apresentar uma pauta de reinvindicações aos vereadores e protestar contra manobras políticas que visam obstaculizar as investigações da CEI dos contratos administrativos da gestão Micarla de Sousa. Ato #ForaMicarla do dia 05 ganha a capa da Tribuna do Norte.

Quase um milhão de pessoas pela educação pública no Chile - 21/08/2011

Depois da realização de uma marcha na Jornada da família pela educação, quase um milhão de pessoas se concentraram no Parque O'Higgins, em Santiago, para apoiar as manifestações que pedem educação pública, fim ao lucro, fim do endividamento das familias, democratização das instituições de ensino. Confira o Vídeo:

CINE AMBIENTAL EXIBE FILME DE ARQUITETO QUE CONSTROI CASAS COM LIXO

A partir do mês de Setembro o Cine Ambiental da Sala Verde UFRN passa a ter duas sessões por mês. Antes da cada sessão serão exibidos curtas-metragem e campanhas educativas, após a exibição os participantes são convidados a bater um papo sobre as questões levantadas durante o filme. O cine ambiental é um projeto realizado pela sala verde UFRN e visa contribuir com o processo de construção de valores culturais comprometidos com a qualidade ambiental, além do fortalecimento dos processos não formais e informais de educação ambiental. Tem o papel de sensibilizador/mobilizador, ampliando o espaço do diálogo sobre a complexidade das questões ambientais da contemporaneidade, da forma mais permanente possível com a comunidade acadêmica e sociedade em geral. Na primeira quinzena de Setembro será exibido o filme “Guerreiro do Lixo” que conta a história do arquiteto norte americano Mike Raynolds que desde a década de 70, constrói no Novo México “casas do futuro” feitas de materiais que normal

All Steps - Caminhos da Liberdade.

Esse mês o DCE está apoiando o projeto All Steps "Caminhos da Liberdade" do cineasta Buca Dantas. Ele estará durante Setembro no DCE coletando tênis doado ao projeto. Colabore!

Estudante diz existir esquema no DCE de universidade particular em Natal

O papel de um Diretório Central dos Estudantes (DCE) é lutar contra as qualquer tipo de organização que afete os interesses dos estudantes no Brasil, e que, também,por consequência, afete os interesses do país. Porém, em algumas universidades, o conceito não vem sendo respeitado. Um grupo de alunos da Universidade Potiguar (UnP) vem tentando, sem êxito até agora, se manifestar em relação as eleições do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da instituição de ensino, que ainda não tem data para acontecer por causa de arbitrariedades. Segundo o estudante de Direito do 3º período, João Paulo Lacerda, a chapa da situação que tenta a reeleição e que organiza o pleito, vem adiando sistematicamente a divulgação de normas legais para a eleição acontecer. Como se não bastasse, o mesmo grupo que toma conta atualmente do DCE está no poder há 10 anos, quando deveria ficar no máximo por três. “Eles estão tocando o DCE por vários anos, só muda a presidência”, disse.

'Beijaço' pela Educação

Jovens chilenos se beijam durante protesto na Praça das Armas, em Santiago, por melhorias na educação pública.

Você Entende o Movimento Estudantil?

Segunda (05), o Movimento Estudantil de Serviço Social  convida para a discussão: Você Entende o Movimento Estudantil? A discussão acontece às 15h na sala B4 do Setor I Não perca!

#ForaRosalba e #ForaMicarla

Sábado (03), vamos ocupar o  Agosto da Alegria na Pinacoteca!  Com mais um Ato #ForaRosalba às 21:00h Os estudantes vão as ruas com o lema: Rosalba,  "Você conhece a UERN?" E na Segunda-feira (05) tem um novo Ato   #Foramicarla Com concentração às 13:00h na Praça Cívica Saindo em Caminhada até a Câmara de Vereador@s.

AÇÃO DA CIDADANIA E VISIBILIDADE LÉSBICA DE NATAL/RN

AUTONOMIA, SAÚDE E LIBERDADE! O Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes do RN ( GAMI / LBL)  tem a honra de convidar para participar das atividades comemorativas ao Dia Municipal da Visibilidade Lésbica em 05 de Setembro, a partir das 09h na Câmara dos Vereadores de Natal.  Na qual contaremos com a presença e contribuição de lideranças do movimento feminista e parceiras da nossa cidade, representantes das organizações lésbicas de Natal e protagonistas do movimento de mulheres. Sua presença é muito importante nesse momento especial de fortalecimento em defesa da visibilidade lésbica e pelo fim da violência contra as Mulheres.